Mesmo Strasberg sendo considerado o criador do
método nos Estados Unidos ele acabou se dedicando completamente a Memória
Emocional, essa que depois foi estudada mais a fundo pelo próprio Stanislavsky
e retirado como um exercício válido para os atores, isso no sentido de reviver as próprias vivências como gatilho principal
para o personagem e não a memória análoga.
Lee dividiu esse conceito em memória sensorial (relacionada aos sentidos) e memória
emocional (relacionado com as
experiências vividas). que são desenvolvidos uma série de exercícios
que detectam e eliminam a rigidez do corpo.
O mais importante e mais conhecido é o exercício "a cadeira". Parte da idéia
de que a formação desses relatórios leva para o domínio do ator sobre os
conteúdos inconscientes da sua psique, mostrando uma reinterpretação curiosa de
conceitos da psicologia. Estes conteúdos são o motor do desempenho, então a
ação é concebida como um resultado e não uma causa e deve ser constantemente
monitorada pelos sentidos e concentração. Nas palavras
de Strasberg, a ação só deve entrar em jogo quando o ator aprender a reagir ou
sentir. Assim, uma grande parte do processo de
aprendizagem do aluno ou a preparação do papel, o ator profissional, destina-se
a realizar exercícios de relaxamento e emoção-sensorial de treinamento.
Para conseguir a liberdade criativa no palco (que nestes termos significa experimentar emoções) é necessário que
o ator seja liberado de toda a tensão. É para este fim,
·
O ator se
senta em uma cadeira e começa a monitorar mentalmente todas as partes do corpo
procurando e tentando eliminar o stress. Você pode
contar com a ajuda de um parceiro ou o mesmo professor que assuma cada parte do
corpo e verifique se você está realmente relaxado.
Isso pode ter massagens ou movimentos na área afetada (por exemplo, deixar cair um braço para verificar a tensão). Este exercício abrange da cabeça aos pés
e pode durar aproximadamente uma hora.
Segundo
Strasberg, uma vez que o corpo do ator esteja
relaxado, a emoção flui desimpedida, p ara que, no final do exercício, o estudante
possa verbalizar e expressar suas emoções através de sons.
Existem
muitos outros exercícios além desses. Deve lembrar que Lee sugere
Além disso, os exercícios são realizados para remover as inibições, tal como o "momento íntimo" ou "momento privado". O mais correto é executar a ação na frente dos outros, ações que seriam realizadas apenas quando você estivesse sozinho. Este exercício também pode levar uma hora e pode ser misturado com a evocação de objetos ou sensações, etc. evocar objetos até
atingir o ponto de misturar várias evocações ao mesmo tempo, por exemplo: (café imaginário
durante a leitura de uma carta imaginária).
Ele também procura recriar
sensações como calor do sol ou de uma dor aguda. Isto também vale para os mais simples até os mais complexos, até
para evocar um sentimento geral, como um banho no chuveiro.
Além disso, os exercícios são realizados para remover as inibições, tal como o "momento íntimo" ou "momento privado". O mais correto é executar a ação na frente dos outros, ações que seriam realizadas apenas quando você estivesse sozinho. Este exercício também pode levar uma hora e pode ser misturado com a evocação de objetos ou sensações, etc.
Abaixo os exercícios mais utilizados do
método Strasberg;
1) RELAXAMENTO
Um importante objetivo dessa ação é o método para
se livrar das tensões musculares que mantém o instrumento dos atores
completamente livre. Strasberg acreditava que os atores poderiam relaxar seus
músculos num estado superior de concentração e receptividade.
2)
SENTIDO
MEMÓRIA E CONCENTRAÇÃO
O ator desenvolve
concentração através de exercícios de sentido memória. Como o nome
sugere, o sentido memória é o uso dos sentidos dos atores em recordar objetos e
experiências. Um ator do método começa explorando um objeto real, como uma
xícara de café, através de todos os cinco sentidos, em seguida, coloca o objeto
para baixo e tenta lembrar a experiência sensorial que o objeto parecia, qual o
gosto, o cheiro, etc. Um ator mais experiente trabalharia num exercício
recordando uma experiência, como por exemplo, estar doente ou com fome.
Esses são
alguns exemplos de exercícios sentido memória que atores mais avançados
trabalhariam; sensações, tais como estar na chuva ou calor extremo, explorando
um lugar com os cinco sentidos ou explorando um objeto de valor sentimental.
Esses
exercícios combinados com outros ajudam os atores acreditarem nas
circunstâncias da cena dando mais foco e concentração.
3) MEMÓRIA EMOCIONAL
Nesse exercício o ator usa a memória sentido para
recordar experiências passadas. Em vez de tentar lembrar ou forçar uma emoção,
o ator recria com seus sentidos as circunstâncias de sua própria experiência.
Por exemplo, ele teria que usar a memória para recriar onde estava no momento,
o que ele cheirava, os sons que ouviu, etc. Com a prática, o ator pode provocar
uma determinada emoção para seu personagem em questão de segundos, bastando
recordar um cheiro ou som único.
OBS: ESSE EXERCÍCIO FOI DEIXADO DE LADO POR STANISLASKY QUE MUDOU O EXERCÍCIO PARA A MEMÓRIA ANÁLOGA.
4)
CARACTERIZAÇÃO
Lee desenvolveu também vários exercícios para
ajudar os atores a criarem personagens mais verdadeiros no palco. O mais
conhecido é o exercício dos animais, onde o ator irá observar um animal e em
seguida tentar criar a experiência de ser o animal através dos seus cinco
sentidos. Com a prática ele pode pegar vários atributos dos animais e
incorporá-los no papel. Um exemplo no cinema desse exercício é no filme Touro Indomável, onde ROBERT DE NIRO incorpora em
seu papel os atributos de um caranguejo, o que lhe da a curvatura e movimentos
exatos para a luta no ringue, olhando de cima pra baixo é exatamente a figura
do caranguejo em cena.
5)
TRABALHO DE CENA
Lee também orientava os atores como
trabalhar uma cena. Os atores usam uma lista de perguntas quando estão se
preparando para o papel como; Quem sou
eu? Onde estou? etc... Este método encoraja o uso da improvisação e de
substituição para tornar a cena mais real para o ator (ex: o ator pode imaginar seu melhor amigo no lugar do seu parceiro de
cena, se eles tiverem problemas com a relação)
Existem muitos exercícios no método e ele se
espalha com a visão que cada um teve do sistema Stanislavsky, o que mais se
aproxima ou posso dizer mais fiel, é a técnica Adler, o restante são
ramificações que bem trabalhadas são muito interessantes para a preparação do
ator, como técnica Meisner e Chekhov, entre outras.
Muito bacana! Esses exercícios podem ser realizados sozinho, em casa? Surgiram efeitos?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bons seus posts.Grata por compartilhar seus conhecimentos em arte.
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