sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Técnica Meisner

A Técnica Meisner foi desenvolvida por Sanford Meisner a partir dos estudos de Constantin Stanislavsky e tem, entre outras qualidades e características, a premissa de desenvolver em cada ator a disciplina e a concentração necessárias para o aprendizado e o desenvolvimento, na prática, do diálogo e do tempo na arte de contracenar. Renomados atores do teatro e do cinema americano passaram pelo aprendizado da técnica, entre eles, Diane Keaton, Gregory Peck, Steve Mc Queen, Christopher Loyd, Joanne Woodward, Robert Duvall e Meryl Streep entre outros. Tambem vemos esta tecnica sendo utilizada em diversos filmes brasileiros como Tropa de Elite, Cidade de Deus, Bruna Surfistinha, Heleno entre outros.

A técnica propõe uma sequencia de exercícios, sempre trabalhando em duplas. Trata-se de um processo de auto-investigação do ator, dado passo a passo, através de exercícios apropriados para a concentração e o melhor relacionamento com o parceiro de cena. Com esses exercícios, o ator é desafiado a ser o mais verdadeiro possível numa situação imaginária. Este aspecto é de suma importância para seu trabalho, visto que em toda e qualquer peça, filme ou novela, as situações propostas serão sempre imaginárias e lhe exigirão este domínio.

Este método é considerado hoje nos EUA uma das principais técnicas de preparação de atores para Cinema e TV. A fundação do método é :  “atuar é a habilidade de viver verdadeiramente sob circunstâncias imaginárias”.
O método desenvolvido por Meisner inicia-se com uma série de exercícios para eliminar a intelectualização dos atores, liberando suas respostas orgânicas, instintivas e a escuta do momento presente. A escuta é a base da técnica criada por Meisner pois parte do principio de que o ator deve estar disponível e em resposta ao que está acontecendo enquanto está acontecendo. Com isso o ator passa a estar completamente conectado ao outro e ao aqui e agora. Os exercícios iniciais fortalecem a capacidade do ator de permanecer no momento presente e fortalecem a possibilidade de manter a escuta aberta apesar das dificuldades encontradas durante a atuação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário