sexta-feira, 27 de maio de 2011

Método de Interpretação para o Ator


Método de Interpretação para o Ator ou simplesmente O MÉTODO,  como é conhecido, foi desenvolvido nos palcos americanos, principalmente em Nova York nas décadas de 30 e 40. Os atores de teatro Elia Kazan, Robert Lewis, Lee Strasberg, primeiro no Group Theatre e depois no Actors Studio desenvolveram uma forma particular do sistema proposto por Stanislavsky a partir dos ensinamentos de Lee Strasberg no American Laboratory Theatre em 1920, focalizando principalmente nas necessidades psicológicas dos atores norte-americanos contemporâneos.
É uma técnica onde o ator procura desenvolver em si mesmo os pensamentos e emoções da personagem procurando criar uma apresentação similar a da vida. Esta, procura desenvolver o trabalho do ator sobre suas próprias emoções e memórias vividas, auxiliados por uma série de exercícios e práticas incluindo a memória sentimental e a memória afetiva, embora contestado por Stanislavsky por ser arriscado demais essa abordagem, ela continuou sendo usada por muito tempo, hoje já pode-se trabalhar com a própria emoção da personagem sem usar a memória emotiva vivida na vida pessoal do ator.
Origem
método é uma variante do Sistema Stanislavsky criado por Constantin Stanislavsky e desenvolvido nas três primeiras décadas do século XX e exposto em suas obras em colaboração com vários artistas russos em sua prática no Teatro de Arte de Moscou.
método influencia a técnica de vários artistas do cinema norte-americano como Montgomery Clift, Marilyn Monroe, James Dean, Paul Newman, Al Pacino, Dustin Hoffman, Eli Wallach, Alec Baldwin, Robert De Niro, Jane Fonda e Ellen Burstyn. E os consagrados atuais como Daniel Day Lewis, Hillary Swank, Heath Leadger, Jonnie Deep e outros.

Técnica

Como o método teve muitos  elaboradores e divulgadores como Stella Adler, Robert Lewis e Sanfor Meisner, cada um deles apresentou uma pequena variante no entendimento e na adaptação dos ensinamentos do mestre russo. Mesmo Stanislavski modificou seu sistema muitas vezes durante a sua vida.
Algumas das práticas do método, como descritas por Hull, são relaxamento, memória sensível, concentração, imaginação, concentração, substituição, justificação, exercício de animais, objeto pessoal, momento privado, memória afetiva, canto e dança, monólogo interior, monólogo narrativo, falar para fora, momento a momento e subtexto.
O método continua a ser ensinado até os dias de hoje em escolas como Lee Strasberg Theatre and Film Institute em Nova York e Los Angeles, no Actors Studio em Nova York, no Stella Adler Studio of Acting em Nova York e Los Angeles, no Edgemar Center for  the Arts, no Larry Moss Studio em santa Mônica, Califórnia, HB Studio em Nova York, no Le Studio Jack Garfein em Paris, Palm Beach Playhouse em Palm Beach Florida, na Methodica no Canadá que inclusive é parceira  do Instituto Stanislavsky no Brasil.
No Brasil a única escola com o método na íntegra é o Instituto Stanislavsky em São Paulo, e o único profissional que leva o método pelo país em cidades onde as pessoas não tenham acesso ao Instituto Stanislavsky, é o Ator, Diretor, Coaching e Preparador de Atores e Grupos, Djalma França.
djalmafranca.blogspot.com







2 comentários:

  1. Agende uma entrevista para coaching ou preparação para grupos.
    Se houver interesse em levar o método para sua cidade através de oficinas e workshops, entre em contato pelo e-mail: contatolivrexpressao@yahoo.com.br

    Se quiser uma palestra introdutória, agende uma entrevista.

    Obrigado por visitar meu blog, aproveite e contribua com suas idéias e divulgação.

    Djalma França

    ResponderExcluir